FANDOM

A resposta depende tanto dos seus valores morais e sociais, como das suas circunstâncias pessoais de vida.

Diversos racionalistas defendem que pessoas em geral não devem se ocupar pensando e se informando sobre política, a não ser que você seja um formador de opinião influente ou que por circunstâncias pessoais seja obrigado a lidar com este tema recorrentemente.

O argumento principal (paradoxo do voto) é que o custo de tempo e energia para se obter informações confiáveis em política é muito alto (além do possível custo de diversas discussões políticas infrutíferas) enquanto a sua influência potencial na sociedade é muito pequena (digamos, talvez mudar o voto de umas 2 ou 3 pessoas).

Entretanto, esta atitude diminui a representatividade política de pessoas racionais, e mantém o status quo da sociedade, que pode ser particularmente hostil a suas preferências e valores sociais, quando não também de ignorância sobre a situação e o funcionamento do sistema político, dos partidos, políticos e políticas, e de posicionamentos desinformados, pouco refletidos e tendendo a posições radicais, resultando numa tragédia dos comuns.

Veja também