FANDOM

A Polícia Militar é criticada por sua estrutura desatualizada e parcialmente redundante com a polícia civil, pela subordinação ao exército, por corrupção e por condutas violentas violando direitos humanos [1].

Críticas a estrutura e organização da polícia militar

Vínculo com o exército

73,7% dos policiais militares defendem a desvinculação da carreira com o exército [2].

Condições de trabalho e treinamento

99% consideram que ganham um salário baixo e 98% declararam que a formação e o treinamento são deficientes [2].

Críticas a conduta da polícia militar

Corrupção sistêmica

Segundo uma pesquisa pela FGV, 93,6% dos policiais militares acreditam que a corrupção compromete a eficiência do trabalho das corporações [2].

Violação de direitos humanos

O Conselho de Direitos Humanos da ONU pediu em maio de 2012 a supressão da Polícia Militar como entidade separada e a eliminação de execuções extra-judiciais [3].

Violência exagerada

83% dos policiais afirmaram que, em caso de morte de suspeitos, os policiais devem ser investigados, e outros 43% disseram que o agente deve ser inocentado. Por fim, 43,2% acreditam que o policial que mata um criminoso deve ser premiado [2].

Grupos de extermínio

[1] [2]

Veja também

Links

Referências

  1. O papel da polícia: entenda o que é a desmilitarização da polícia. Portal EBC, julho de 2013.
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 73% dos policiais são favoráveis à desmilitarização da PM, aponta pesquisa. Revista Fórum, 30 de julho de 2014.
  3. Países da ONU recomendam fim da Polícia Militar no Brasil. 30 de maio de 2012 - Folha de São Paulo