FANDOM

Discussões políticas são conversas, geralmente argumentativas, sobre tópicos de política como candidatos, partidos, ideologias, políticas ou outras formas de atuação política. Discussões são consideradas uma das formas mais comuns de informação e influência política entre pessoas. Apesar disso, discussões políticas são muitas vezes evitadas ou mal vistas em alguns contextos sociais por frequentemente gerarem discordâncias e conflitos entre seus participantes.

[1]

Conflitos e brigas em discussões políticas

Conflitos e brigas são particularmente comuns em discussões políticas, dando origem ao dito popular "Futebol, política e religião não se discute". Há diversas explicações propostas para isto, por exemplo, a de que nosso comportamento político tem grande base genética e teria sido selecionado evolutivamente ao longo da história humana em situações em que vencer um conflito político era muito mais importante do que chegar a conclusões mais corretas pois poderia significar acesso a recursos, parceiros sexuais e aliados ou mesmo não morrer [1], ou a de que valores políticos são tipicamente investidos de forte conteúdo emocional, e estão frequentemente associados a identidade social do indivíduo em seu grupo, de forma que confrontá-los ou questioná-los é prontamente interpretado como uma ameaça pessoal.

Dicas para evitar brigas em discussões políticas

A fim de evitar as forças emocionais que geram conflitos, alguns conselhos são recomendados em fóruns e artigos na Internet:

  • Falar com pessoas com quem você tem uma relação mais íntima e próxima diminui a pressão para se vencer [2].
  • Falar na ausência de espectadores, evita a pressão social, especialmente se a pessoa é considerada uma referência ou autoridade social [2].
  • Concentre-se em entender a perspectiva da pessoa, não em mudá-la [3]. Dê sua opinião se e quando solicitado e fundamente-a com argumentos factuais e/ou teóricos.
  • Procure se controlar emocionalmente e não reagir agressivamente ou desprezo as posições alheias [3].
  • Se a discussão ficar muito conflituosa, a fim de preservar sua relação, evite ficar voltando e focando em pontos de discordância, principalmente se parecer um ponto de relevância mais emocional. Em alguns casos é melhor deixar de discutir o assunto [3].

Veja também

Links

Referências

  1. Eliezer Yudkowsky, Politics is the mind-killer, 18 fev 2007 - Blog LessWrong
  2. 2,0 2,1 PK. 23 de fevereiro de 2008, comentário no post Politics is the mind-killer - Blog LessWrong
  3. 3,0 3,1 3,2 6 dicas para discutir política com seus amigos. 12/04/2012. Universia Brasil