FANDOM

Informação política é um recurso valioso e aparentemente abundante porém difícil de ser identificado em meio a alta taxa de informações falsas e enviesadas típicas do tema.

Embora, como diversas outras atividades humanas, a política se constitua de atos e discursos objetivamente observáveis, sua interpretação e comunicação inevitavelmente passa por indivíduos parciais, com seus próprios valores e orientações políticas e que criam vieses específicos nestas informações. Além do viés, há um problema pior, o conflito de interesses entre agentes políticos aliado a competição por reputação e cargos gera um incentivo para a criação de boatos, falsas acusações e desentendimentos artificias, que geram uma quantidade enorme de ruído e informação falsa, tornando o sistema todo ineficiente e a informação altamente distorcida. Um terceiro fenômeno complica ainda mais: como o sistema político é baseado na popularidade individual, e esta é baseada na imagem que um candidato consegue projetar, políticos são frequentemente desonestos, não expressando suas opiniões reais ao falar publicamente, comunicando ao invés disso aquilo que lhes convêm mais falar naquela situação.

O jornalista Jason Stanley aponta que a percepção de uma grande quantidade de informações falsas sendo veiculadas torna as pessoas menos confiantes e interessadas na mídia política [1], podendo contribuir para a apatia política.

Este artigo se destina a analisar o efeito destes fenômenos na informação política e procurar maneiras de lidar com eles.

Viés político

Qualquer meio de comunicação está a sujeito a vieses, seja de suas fontes, de seleção e observação, de publicação (por exemplo, notícias polêmicas são mais noticiadas, mesmo que falsas), da interpretação dos autores, dos interesses dos editores e patrocinadores, dos próprios leitores.

Devido a tantos vieses, torna-se inerentemente parcial utilizar uma única fonte de informação. Uma forma de contornar é buscando-se fontes de informação de orientação e ênfase diversa (por exemplo, de orientações antagônicas). Mídias independentes também podem trazer informações que por motivos diversos não são ventilados na mídia principal. A blogosfera e as redes sociais complementam a mídia, trazendo opiniões, críticas e referências novas.

Boatos e falsas acusações

Veja também desonestidade política e intrigas políticas.

Boatos e falsas acusações são frequentes em discussões políticas, em grande parte devido a questões retóricas e de conflito, mas também por desinformação e especulação desproporcionada. Acusações falsas podem ser feitas com o propósito de prejudicar a reputação ou a credibilidade de um político e frequentemente recebem maior noticiamento do que sua resolução, devido ao apelo ao público.

Demagogia

[1]

Problemas de informação política

Referências

  1. Jason Stanley. The Ways of Silencing. The opinionator - The New York Times, June 25, 2011.