FANDOM

  • Nome: Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima [1]
  • Partido atual: Partido Socialista Brasileiro (PSB)
  • Nascimento: 8 de fevereiro de 1958, Rio Branco (AC) [1]
  • Formação:
    • Graduação em História (Universidade Federal do Acre) [1]
    • Especialização em teoria psicanalítica (Universidade de Brasília)
    • Especialização em psicopedagogia (Universidade Católica de Brasília)
  • Profissão: Agricultora, professora [1]
  • Religião: Protestante (Assembleia de Deus)

Trajetória política

Cargos no governo

  • Senadora pelo Acre (1995-2011)
  • Ministra do Meio Ambiente (2003-2008), presidente Luis Inácio Lula da Silva
  • Deputada Estadual do Acre (1991-1994)
  • Vereadora de Rio Branco (1989-1990)

Posicionamentos político-ideológicos

Aborto

Marina é a favor de um plebiscito. Em entrevista à Folha/UOL em 27 de fevereiro de 2013 afirma: "Em relação ao aborto, eu defendi o plebiscito porque é uma questão muito complexa, envolve uma série de fatores que não são puramente religiosos. Existem pessoas que não tem nenhuma fé e, no entanto, defendem radicalmente a vida, que não admitem sequer que se mate, enfim, um inseto, qualquer coisa do gênero. São questões de natureza política, de natureza religiosa, de natureza filosófica e eu advoguei a questão do plebiscito." [2]

Laicidade

  • MARINA SILVA e Estado Laico - Pergunta Direta - Marina falando sobre o conceito de estado laico e o preconceito em relação a políticos evangélicos.
  • Vídeo da Marina Silva - Marina Silva falando sobre o estado laico e sobre o preconceito contra evangélicos levantado pela oposição contra o deputado Feliciano na Universidade católica de Recife em maio de 2013.

Maconha

Marina é a favor de um plebiscito. Em entrevista à Folha/UOL em 27 de fevereiro de 2013 afirma: "Em relação ao aborto, eu defendi o plebiscito porque é uma questão muito complexa, envolve uma série de fatores que não são puramente religiosos. Existem pessoas que não tem nenhuma fé e, no entanto, defendem radicalmente a vida, que não admitem sequer que se mate, enfim, um inseto, qualquer coisa do gênero. São questões de natureza política, de natureza religiosa, de natureza filosófica e eu advoguei a questão do plebiscito. E a mesma coisa para a maconha." [2]

Protestos

União homoafetiva

Marina sugere que é contra a discriminação legal de pessoas gays ao afirmar em entrevista à Folha/UOL em 27 de fevereiro de 2013 que "eu disse é que os direitos civis das pessoas gays devem ser assegurados como para qualquer outra pessoa, que não deve haver nenhum tipo de discriminação. Obviamente que a nossa Constituição também assegura liberdade religiosa. E as igrejas, qualquer uma dela que tenha essa questão dentro dos seus cânones como sendo algo que não é em acordo com aquilo que diz a Bíblia ou aquilo que professa como sendo seu livro sagrado, tem o direito de dizê-lo não tratando como problema moral ou, enfim, de desqualificação das pessoas. É um direito. E isso seria ferir a liberdade religiosa das pessoas. Por outro lado, a Igreja não pode mandar naquilo que são as leis civis. As pessoas tem o direito de ser quem são independentemente da posição daqueles que creem." [2]

Links

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Biografia Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima - Portal Senadores
  2. 2,0 2,1 2,2 Leia a transcrição da entrevista de Marina Silva à Folha e ao UOL, Folha de S. Paulo, 27 de fevereiro de 2013.