FANDOM

Racionalidade política é uma conduta política baseada em evidências confiáveis, lógica e coerência de valores, tanto individualmente como coletivamente. Isto se aplicaria a todos os aspectos políticos da vida social, como na promoção e apoio de políticas, valores e autoridades, na discussão e a influência sobre outras pessoas, na participação em movimentos sociais, no voto e na atuação política em geral.

Uma conduta política racional requer alguns conhecimentos sobre como funciona o sistema político, quais são os valores e interesses políticos e porque são defendidos, como funciona a administração pública, qual é a história política de seu país ou região, de seus governantes e de seus candidatos.

Uma conduta racional também evita falácias, viéses cognitivos, desinformações e outros erros que cometemos ao pensar, avaliar e discutir questões políticas.

A racionalidade é a caracterização de um método, não de um fim específico. Ela diz como deve ser feita a escolha, mas a opção a ser escolhida dependerá de quais valores e fins se considera importantes.

Este Wiki se destina a reunir informações sobre isto, e permitir à medida do possível facilitar e promover uma conduta mais racional na política entre seus leitores.

Veja também